segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AEE Fechamento _Sonia Pinho


AEE Fechamento _Sonia Pinho
 
O professor do AEE tem uma importância muito grande para que se possa incluir o aluno especial, no ensino regular.  Ele vai apoiar os professores da sala comum, orientando e buscando alternativas para realizar um bom trabalho com os alunos NEE. Realizará trabalhos coletivo, buscando assim efetivar, de fato a inclusão. De acordo com as necessidades do aluno, produzir recursos pedagógicos para facilitar o seu aprendizado. Atender individualmente ou em pequeno grupo na SRM, de acordo com a necessidade de cada aluno, para assim poder melhorar o seu desempenho em sala regular. Deverá estar sempre atualizado, renovando assim o seu material de trabalho e repassando um pouco de conhecimento sobre o aluno NEE, não só para o professor de sala, mas para toda a comunidade escolar e a família de um modo geral.

Através do Estudo de Caso onde ele irá buscar toda e qualquer informação sobre o aluno, a sua vida familiar (desde a gestação), seu envolvimento na escola (em qualquer espaço da escola), conhecer as suas habilidades e potencialidade, do ponto de vista social, afetivo, cognitivo, motor e outros. Essas são as duas primeiras etapas, que é o professor diante do problema e o esclarecimento do problema. Após obter todas as informações do aluno, o professor passará para a terceira etapa que é identificar a origem do problema, ou seja ele irá analisar os dados obtidos e tentar buscar relação entre eles, estudar e formular hipóteses sobre a natureza do problema para assim dar início a uma possível resolução. Na última etapa o professor irá buscar os recursos humanos e materiais disponíveis para o aluno, procurar parcerias e colaboradores e assim tentar ajudar o aluno montando o seu plano de atendimento.

Através do plano de atendimento, onde a professora utilizando vários recursos vai possibilitar o desenvolvimento cognitivo do aluno, organizando atividades lúdicas e desafiadoras para promover a superação de suas dificuldades, juntamente com a professora de sala identificando, organizando e planejando de forma coletiva atividades a serem desenvolvidas com o grupo e assim fazer acontecer a inclusão. Tudo que se faz na vida é necessário um planejamento e sempre procurar avaliar esse planejamento, no que se pode melhorar, acrescentar e assim sempre buscando melhorias, para que a nossa criança com NEE, possa cada vez mais ter em seu ambiente escolar, momentos de prazer e aprendizagem de acordo com suas limitações.

 


 

 

 

 

Um comentário:

  1. Vamos praticar os conceitos fundamentais eleitos como 4 pilares da educação : aprender a conhecer( no sentido de adquirir conhecimentos dos instrumentos que possibilitem o desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo, social e pedagógicos dos alunos com deficiências), aprender a fazer ( colocando em pratica os conhecimentos apreendidos ) , aprender a viver com os outros ( no sentido de conjuntamente com demais profissionais, comunidade escolar e família propor ações exitosas) e aprender a ser ( de coração puro como as crianças que nos chegam às escolas). È uma missão que realizamos com competência e amor !

    ResponderExcluir