AEE
Fechamento _Sonia Pinho
O
professor do AEE tem uma importância
muito grande para que se possa incluir o aluno especial, no ensino regular. Ele vai apoiar os professores da sala comum,
orientando e buscando alternativas para realizar um bom trabalho com os alunos
NEE. Realizará trabalhos coletivo, buscando assim efetivar, de fato a inclusão.
De acordo com as necessidades do aluno, produzir recursos pedagógicos para
facilitar o seu aprendizado. Atender individualmente ou em pequeno grupo na
SRM, de acordo com a necessidade de cada aluno, para assim poder melhorar o seu
desempenho em sala regular. Deverá estar sempre atualizado, renovando assim o
seu material de trabalho e repassando um pouco de conhecimento sobre o aluno
NEE, não só para o professor de sala, mas para toda a comunidade escolar e a
família de um modo geral.
Através
do Estudo de Caso onde ele irá
buscar toda e qualquer informação sobre o aluno, a sua vida familiar (desde a
gestação), seu envolvimento na escola (em qualquer espaço da escola), conhecer
as suas habilidades e potencialidade, do ponto de vista social, afetivo,
cognitivo, motor e outros. Essas são as duas primeiras etapas, que é o
professor diante do problema e o esclarecimento do problema. Após obter todas
as informações do aluno, o professor passará para a terceira etapa que é
identificar a origem do problema, ou seja ele irá analisar os dados obtidos e
tentar buscar relação entre eles, estudar e formular hipóteses sobre a natureza
do problema para assim dar início a uma possível resolução. Na última etapa o
professor irá buscar os recursos humanos e materiais disponíveis para o aluno,
procurar parcerias e colaboradores e assim tentar ajudar o aluno montando o seu
plano de atendimento.
Através
do plano de atendimento, onde a
professora utilizando vários recursos vai possibilitar o desenvolvimento cognitivo
do aluno, organizando atividades lúdicas e desafiadoras para promover a superação
de suas dificuldades, juntamente com a professora de sala identificando, organizando
e planejando de forma coletiva atividades a serem desenvolvidas com o grupo e
assim fazer acontecer a inclusão. Tudo que se faz na vida é necessário um
planejamento e sempre procurar avaliar esse planejamento, no que se pode
melhorar, acrescentar e assim sempre buscando melhorias, para que a nossa
criança com NEE, possa cada vez mais ter em seu ambiente escolar, momentos de
prazer e aprendizagem de acordo com suas limitações.
Vamos praticar os conceitos fundamentais eleitos como 4 pilares da educação : aprender a conhecer( no sentido de adquirir conhecimentos dos instrumentos que possibilitem o desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo, social e pedagógicos dos alunos com deficiências), aprender a fazer ( colocando em pratica os conhecimentos apreendidos ) , aprender a viver com os outros ( no sentido de conjuntamente com demais profissionais, comunidade escolar e família propor ações exitosas) e aprender a ser ( de coração puro como as crianças que nos chegam às escolas). È uma missão que realizamos com competência e amor !
ResponderExcluir